domingo, 10 de outubro de 2010

Associação dos Cabos e Soldados quer blindagem das viaturas da Polícia Militar de Pernambuco











 
Proteger dinheiro é mais importante do que proteger vidas? Se veículos de transporte de valores possuem blindagem por que não as viaturas da Polícia Militar de Pernambuco? Preocupada com a integridade física do policial militar no combate ao crime, a Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE), acaba de encaminhar documento ao secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, solicitando a blindagem das viaturas. No texto, o coordenador Renílson Bezerra, alerta para o fato de que numa ocorrência, a primeira atitude do meliante é atirar contra o policial que está dirigindo a viatura.
Em alguns estados, viaturas blindadas são uma realidade. “Por que Pernambuco tem que ser o último em tudo”? questiona Renílson. A Polícia Civil do Rio de Janeiro, a qual recebeu uma doação de uma empresa que fabrica veículos blindados para o transporte de valores. É o novo Veículo Blindado da CORE, mais compacto que o que já temos em uso, e com alguns detalhes que podem melhorar a atuação dos policiais durante as ações. No Paraná, recentemente fora adquiridas 23 carros blindados. As viaturas resistem a tiros de revólveres com calibre até 357 magnum e pistolas até 9 milímetros.
Outro fator importante é a existência de dois Projetos de Leis, em Brasília – DF, cuja matéria tramita em caráter conclusivo e, estão na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Elas serão posteriormente analisadas pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.O Projeto de Lei 3402/04, do deputado Carlos Nader (PFL-RJ), determina a blindagem de todas as viaturas policiais.
De acordo com a proposta, os processos de aquisição de viaturas operacionais para comporem os quadros de material da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das polícias Civil e Militar dos estados estabelecerão a blindagem de vidros e carroceira como item obrigatório das respectivas especificações técnicas. O PL 3402/04 foi apensado ao Projeto de Lei 7306/02, do deputado Cabo Júlio (PSC-MG), que prevê a blindagem de viaturas das polícias Civil e Militar dos estados e do Distrito Federal.

E-mail:coordenacao_acspe@hotmail.com

FONTE: www.acspe.com.br